Capa do livro

Lugar nenhum

curadoria Heloisa Espada e Lorenzo Mammì

Para compor a mostra, Lorenzo Mammì e Heloisa Espada, coordenadora de artes do ims, partiram da constatação de que um número significativo de fotógrafos e pintores contemporâneos brasileiros se interessa por assuntos comuns: lugares quase sempre vazios e anônimos, objetos e situações triviais. Por isso, o título da exposição está diretamente ligado ao conceito de terrain vague (terreno vago) – cunhado pelo arquiteto catalão Ignasi de Solà-Morales –, que define espaços aparentemente esquecidos, vazios, que no presente evidenciam um resquício do passado.

Lugar nenhum reúne artistas com percursos e referências distintas que, postos lado a lado, sugerem um sentido comum. Os três pintores que participam da exposição – Marina Rheingantz, Ana Prata e Rodrigo Andrade – trabalham a partir de imagens fotográficas retiradas de livros, revistas, jornais, arquivos pessoais ou da internet. Embora a fotografia seja para eles uma potente fonte de ideias, a técnica detona um processo criativo que visa a desafios próprios à pintura. Os fotógrafos, por sua vez, cada um a seu modo, demonstram a mesma liberdade do pintor para interferir na cena registrada, seja modificando o lugar fisicamente, como faz Rubens Mano, seja por manipulações digitais, como fazem Lina Kim, Celina Yamauchi e, em alguns trabalhos, Sofia Borges. 

(FONTE: site da editora)

Identificação
Título
Lugar nenhum
Tipo de Publicação
Cidade de Edição
Estado de Edição
País de Edição
Editora
Ano de publicação
2013
Número de Páginas
97 p.
ISBN / ISSN
9788586707926
Idioma
Ficha Técnica
Autoria (Fotografia)
Autoria (Texto)
Projeto Gráfico
Impressão
Outros
Forma Física
Largura (cm)
26,5
Altura (cm)
27
Tiragem
500
Tipo de capa
Flexível
Tipo de Papel
Couché Fosco 150g/m2
Tipo de encadernação
Brochura
Conteúdos
Notas de Conteúdo

Contém obras de Ana Prata, Celina Yamauchi, Lina Kim, Luiza Baldan, Marina Rheingantz, Rodrigo Andrade, Rubens Mano e Sofia Borges.

Notas de exposição

Catálogo de exposição homônima realizada no Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, de 2 de março a 2 de junho de 2013.

Assuntos Fotográficos
Assuntos Gerais
Referências Externas
URL
Acervo Consultado
A+
A-