Brasília : (cidade) [estacionamento] (parque) [condomínio]

concepção Grupo Poro

É difícil pensar brasília, por se tratar de uma operação que coloca o tempo em colapso. vamos olhar pelo passado ou na urgência do tempo presente? qual lugar essa cidade ocupa como forma arquitetônica e urbanística na história e no embate cotidiano? exemplar na concretização de um ideal modernista, a cidade planejada, criada no planalto central brasileiro é desafiadora. oposta a derivas e deambulações, brasília se apreende desde a experiência mais direta, mais incisiva e ligada ao real, mas ao mesmo tempo na volta ao imaginário que a produziu, ao projeto de alinhamento com o mundo, a cidade modernista por excelência construída na “retórica da civilização”, como afirmou argan. (...)

longe de tentar representar brasília ou de apreendê-la em sua totalidade, o que seria uma formulação essencialmente modernista, a cidade que o poro nos mostra vem de seus fragmentos, de visões entrecortadas e de um gesto, ao mesmo tempo, irônico-bem humorado e político refrescando a paisagem e dando novos sentidos a toda essa modernidade, resgatando tanto o passado e os gestos fundadores quanto a vida cotidiana minada pelas transformações do tempo presente que descontrolam e reagem ao esquema mais fechado do planejamento. – EDUARDO DE JESUS

(FONTE: a publicação)

Identificação
Título
Brasília
Subtítulo
(cidade) [estacionamento] (parque) [condomínio]
Tipo de Publicação
Cidade de Edição
Estado de Edição
País de Edição
Editora
Ano de publicação
2013
Número de Páginas
1 vol. não paginado
Idioma
Ficha Técnica
Autoria (Fotografia)
Projeto Gráfico
Impressão
Forma Física
Tiragem
500
Tipo de capa
Flexível
Tipo de Papel
Cartão Supremo 250g/m2 Capa Pólen 90g/m2 Miolo
Tipo de encadernação
Brochura
Conteúdos
Notas gerais

A publicação possui um Anexo de Textos escritos por Gabriel Schvarsberg, Bené Fonteles, Eduardo de Jesus, Laura Castro e pelos componentes do Grupo Poro.

Notas de exposição

Publicação por ocasião da exposição homônima, realizada na galeria Fayga Ostrower da Funarte, em Brasília, de 13 de dezembro de 2012 a 21 de janeiro de 2013.

Assuntos Fotográficos
Assuntos Gerais
Referências Externas
URL
A+
A-